As retrospectivas são eventos fundamentais para todo time ágil. Elas permitem refletir sobre a performance da equipe e identificar pontos de melhoria. Também criam um ambiente de colaboração e comunicação aberta, onde todos os membros do time podem compartilhar suas opiniões e sugestões.

Retrospectivas bem feitas, com ações que viram realidade, aumentam a motivação: ao identificar e implementar mudanças, o time se sente mais motivado e engajado no processo. E com isso vem também a melhoria da qualidade.

Uma boa retrospectiva deve ser conduzida pelo Agile Master e incluir todos os membros do time. Ela deve ocorrer regularmente, geralmente ao final de cada sprint. Algumas dicas para fazer uma boa retrospectiva incluem:

  1. Estabelecer um objetivo claro para a retrospectiva, como identificar áreas de melhoria ou comemorar sucessos recentes.
  2. Criar um ambiente seguro e colaborativo para que todos os membros do time possam compartilhar seus pensamentos e opiniões.
  3. Coletar feedback dos membros do time antes da retrospectiva para preparar melhor e ter mais informação.
  4. Utilizar técnicas de retrospectiva, como o “Start, Stop, Continue” ou “4 L’s” (Likes, Lacks, Lessons, Longings)
  5. Identificar ações concretas para melhorar a próxima sprint.
  6. Encerrar com uma reflexão sobre o que foi discutido e as ações tomadas e comemorar os sucessos alcançados.
  7. Fazer um follow-up para verificar se as ações foram implementadas e se houve alguma mudança significativa.

Existem várias ferramentas para fazer retrospectivas online —uma delas é o Agile XRay, um quiz online que o time responde e consegue descobrir rapidamente se está aderente às boas práticas de mercado em frameworks como Scrum ou OKRs, por exemplo. Descubra como funciona.